Tudo o que você conhece, ao seu redor, mudou muito nas últimas duas décadas. E mudou muito, também, os serviços e o trabalho de advocacia. Tentar ser um gestor eficiente no mundo atual, com novas tecnologias e práticas que nem se comparam às do final do último milênio, só será possível se o advogado entender que estas novas práticas precisam ser absorvidas no seu trabalho do dia a dia.
Então, vamos começar entendendo que este novo mundo não aceita escritórios de advocacia com papelada espalhada por todo lado ou com sócios em que cada um cuida da sua parte, sem preocupação com o conjunto.
O trabalho deve estar organizado
Este novo mundo exige organização, em que a palavra chave – sem ser um chavão vazio – chama-se produtividade. Os escritórios, não importando o seu tamanho, em pequenas ou grandes cidades, precisam hoje primar pelo rigor da gestão do negócio jurídico, em todos os seus níveis – dos sócios aos colaboradores, estagiários ou advogados contratados ou que trabalhem por produção.
Sem uma rigorosa gestão que faça o correto ordenamento do trabalho interno do escritório, inclusive respeitando-se a hierarquia de trabalho, dificilmente haverá sucesso empresarial e financeiro. A gestão atual prima pela eficiência.
Trabalhar com o computador é pouco
O gestor eficiente hoje em dia, seja num escritório de advocacia ou qualquer outro negócio, precisa estar plugado no mundo atual – e este mundo não desliga mais da internet e das novas tecnologias da informação. No caso específico do negócio jurídico, com todas as etapas da Justiça informatizadas, em todos os seus níveis, nenhum escritório poderá abrir mão da informatização total.
Estar informatizado, entretanto, não significa apenas trabalhar com computadores ou fazer o acompanhamento dos processos jurídicos através da internet. Significa utilizar-se da informática para dar mais produtividade ao trabalho jurídico, incluindo aí o relacionamento com clientes, hoje indispensável para a manutenção do negócio.
O mundo mudou, para dentro e para fora
Este parêntesis é muito importante: o gestor eficiente precisa saber que seu cliente não aceita mais ficar sem informações sobre seu processo. É preciso incluir na gestão do escritório a comunicação permanente com o cliente, se não quiser perdê-lo. Se você não fizer isso, seu concorrente o fará. Fechado o parêntesis, o segredo de uma gestão eficiente, hoje, está no emprego de um bom software jurídico.
Não há como fugir disso. Como dito na abertura deste artigo, tudo mudou ao seu redor, especialmente nos últimos dez anos. E uma das principais mudanças ocorreu na área de pessoal, no relacionamento humano, seja para dentro do escritório ou para fora dele.
Maior ênfase aos recursos humanos
Quem não perceber isso, terá grandes problemas. Para dentro, você já deve ter percebido que não se fala mais em Departamento de Pessoal nas empresas, mas, em Departamento de Recursos Humanos. Agora, você, como patrão, não trabalha mais com empregados, mas, com colaboradores e até com empreendedores individuais, no caso de grandes escritórios e seus advogados que atuam por produção, inclusive de sua própria casa, o chamado home office.
Um bom software de gestão jurídica vai oferecer ao gestor eficiente as ferramentas para que possa fazer bem esse trabalho de administração de pessoal, o caminho inicial que leva ao sucesso empresarial.
O home office chegou como alternativa
É trabalhando bem com seu pessoal que um negócio jurídico vai alcançar o sucesso. A acirrada concorrência de hoje, com cerca de um milhão de advogados ativos no Brasil, já fez grandes escritórios, em centros como São Paulo, Rio e Brasília, mudarem de comportamento porque entenderam isso. Alguns, que nem queriam ouvir falar no tal home office, mudaram para sobreviver.
Boa parte do trabalho jurídico, nestes tempos, pode ser executado sem que o profissional saia de casa, economizando, entre outras coisas, o tempo que perderia no trânsito. Pode ir de casa direto para uma audiência no Fórum ou com o cliente sem passar no escritório, com a mesma ou maior eficácia do que se fosse passar no escritório.
Enfim uma pessoa em dois lugares
Ao mesmo tempo em que ocorrem estas mudanças na área trabalhista e de relacionamento humano com os colaboradores, mudaram também as ferramentas de trabalho. Saíram a caneta e o papel e entrou o computador, com suas incríveis e maravilhosas ferramentas tecnológicas que podem fazer com que uma pessoa possa estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Melhorou a produtividade do trabalho. Enquanto aguarda na antessala de um juiz para uma audiência, por exemplo, um advogado do grupo pode participar de uma videoconferência com os chefes e equipe do escritório a partir de seu smartphone, discutindo ideias sobre este ou algum outro processo.
Além do software, o bom planejamento
O trabalho de um gestor eficiente fica mais fácil. Será fundamental, apenas, o treinamento da equipe, tudo sob o comando de um bom planejamento estratégico, em que todas as metas estejam definidas e cada um saiba com exatidão qual é o seu papel na organização, o que deve fazer e como fazer para chegar a seus objetivos. Torna-se, assim, uma gestão com melhor produtividade, o que vai resultar em melhores rendimentos. Aliás, outra coisa que um bom software jurídico faz com eficácia: controlar os seus clientes e todas as suas contas a pagar e a receber. Sem mais perdas de prazo, em processo algum.
Quer saber mais sobre gestão estratégica? Veja em: Dicas de como elaborar o planejamento anual do escritório jurídico