As transformações que o mundo está vivendo hoje têm como escopo central a valorização do ser humano. As próprias tecnologias em rápida evolução abrem espaço para o desenvolvimento do homem e sua qualidade de vida. A informação corre mais rápido com o avanço das comunicações e, ao receber mais informações, o ser humano torna-se também mais exigente. Portanto, se você quer mesmo melhorar o desempenho da sua equipe, aposte nessa equipe.
A fórmula é mais ou menos simples: para que você possa aumentar o nível de cobrança interna de sua equipe de trabalho, é preciso também oferecer-lhe mais, o que inclui alguns parâmetros conhecidos – treinamento, informações precisas sobre o que cada um tem a fazer dentro da empresa, melhorias na comunicação interna e, claro, plano de cargos e salários compatíveis.
Não se esqueça: sua equipe é feita de gente
É possível perceber que algumas das maiores reivindicações do homem hoje, em qualquer parte do mundo, ocorrem em função da qualidade de vida. Ao clamar pela maior conservação do meio ambiente, o alvo inclui melhorias da habitabilidade no planeta, com o fim do efeito estufa.
Pede-se também melhorias na educação, no trânsito das grandes cidades, no combate à criminalidade e nas condições de atendimento à saúde e ao bem estar social em geral. E dentro da sua equipe de trabalho podem estar algumas das pessoas que clamam lá fora por essas conquistas.
Evolução trouxe aos recursos humanos
Portanto, não é possível dissociar o ambiente interno de trabalho do mundo externo que cerca os seus colaboradores. Todos os melhores especialistas em condições de trabalho começam recomendando, por isso, maior atenção ao ambiente de trabalho oferecido, pois dele pode depender – e muito – o desempenho da sua equipe.
E preciso lembrar de importante evolução que aconteceu, nessa área, nos últimos 30 anos – o próprio Departamento de Pessoal de empresas foi transformado em Departamento de Recursos Humanos, exatamente pela maior ênfase do ser humano dentro das organizações.
Definição clara do papel de cada um
Investir no desenvolvimento pessoal de quem trabalha na sua empresa, afirmam esses especialistas, é a primeira e mais importante iniciativa em busca de melhorar o desempenho da sua equipe. Esse investimento deve estar dentro dos projetos de crescimento empresarial esboçados em um planejamento estratégico voltado para o longo prazo.
Para a área de recursos humanos, este projeto de crescimento precisa definir ações como o treinamento de pessoal para as diferentes áreas, especialmente de vendas, um plano de cargos e salários, a definição precisa e clara das atividades a ser desempenhada por cada um e um projeto de comunicação interna, que também vai tratar de cada uma destas ações.
Valorização do colaborador é essencial
Dentro da empresa, é fundamental que cada um conheça bem quais são suas tarefas, para que possa ser adequadamente cobrado. A definição de um plano de metas por setor também é fundamental, pois, na medida em que cada um saiba exatamente onde deve chegar e quais os recursos técnicos e de equipe que terá à disposição, aí pode ser cobrado.
A valorização do colaborador é o primeiro passo para a constituição de um grupo de trabalho vencedor. Ao criar grupos valorizados, abrem-se as condições para a melhoria da produtividade com a obtenção de maior comprometimento de cada um.
Alguns caminhos a serem seguidos
Vamos ver alguns dos caminhos que precisam e devem ser seguidos para obter o melhor desempenho da sua equipe, segundo as recomendações dos melhores especialistas:
- Melhorar a capacidade de trabalho e o desenvolvimento pessoal de cada um. Para isso, é fundamental conhecer o melhor de cada colaborador, do que gosta e no que se sai melhor. E é preciso saber, também, quais as suas limitações, para não exigir além do que possa oferecer. E lembre-se que tudo isso deve ocorrer dentro daquelas definições do planejamento estratégico para a empresa. O treinamento adequado leva à maior motivação, inclusive com o estabelecimento de um plano de metas para cada departamento ou setor da empresa. Um bom programa de cargos e salários é o fechamento adequado como elemento motivacional;
- Dentro destes objetivos finais, que visam melhorar o desempenho de sua equipe, é preciso também que cada um conheça exatamente a função e trabalho que tem a desempenhar. Treinamento e funções bem definidas são essenciais dentro da definição de seu plano de metas para cada setor;
- É preciso conhecer bem o nível de satisfação no ambiente de trabalho em cada setor, o que pode ser obtido através de pesquisa com pessoal especializado. Saber o que pode estar afetando a motivação de sua equipe é indispensável. Isso pode estar no ambiente de trabalho, com reflexos na qualidade de vida do colaborador, inclusive com sua família. Lembre-se, é de seres humanos que estamos falando, adequando-os às estratégias da empresa. Ao sentir-se valorizado, o indivíduo absorve melhor os objetivos da empresa;
- A valorização da sua equipe de trabalho inclui a promoção em caso de cargos novos que sejam criados para atender aos objetivos estratégicos do empreendimento. Por isso, ao preencher estas vagas, de forma especial se incluir a valorização salarial – salários acima dos que já estão na equipe, incluindo aí as comissões e extras -, verifique se não há alguém na equipe que possa preencher essa vaga. Toda a equipe vai se sentir valorizada, mesmo que, a princípio, a promoção de um crie alguma ciumeira interna. Mas, se tiver que trazer alguém de fora, verifique bem as suas qualificações para que seja bem recebido e ajude efetivamente a melhorar toda a equipe;
- E trabalhe muito bem com a comunicação interna entre os diversos setores e departamentos do empreendimento. E possível valer-se de materiais disponíveis, desde os murais internos, de acesso exclusivo aos trabalhadores, até boletins e alternativas como e-mail, que sempre podem ser bem trabalhados. Fazer a divulgação de eventos, metas atingidas ou superadas, alguma ideia de um colaborador que está sendo implementada e deu certo, enfim, tudo o que possa ser utilizado como elemento motivacional deve ser divulgado e conhecido de todos. O ambiente precisa ser positivo e de claro entendimento por todos.
Se houver fracasso, ofereça nova chance
E tudo isso deve ser feito de tal forma que o papel do líder do empreendimento seja visível, sem parecer imposição de cima para baixo. Tem que ser de apoio e interdependência entre os membros de cada equipe e entre as equipes de trabalho. Um clima de bem estar, de valorização para o trabalho, mas, também, para a vida de cada um.
O líder precisa ser entendido como alguém que está oferecendo oportunidades a cada um, através da qualificação e desafios pessoais. Qualquer pessoa com ambições de crescimento pessoal e profissional, gosta de desafios. E estes são essenciais para a melhoria do desempenho da sua equipe. Se ocorrer algum fracasso no atingimento de metas, não condene, converse e ofereça novas chances e oportunidades. Um ambiente positivo é fundamental.